segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

AUTOAJUDA

   Li os livros do Roberto Shinyashiki, da Editora Gente, MISTÉRIOS DO CORAÇÃO (escrito em 1990) e AMAR PODE DAR CERTO (DE 1988). A temática dos livros é muito bonita e a capacidade que o autor tem de por no papel alguns sentimentos e angústias nossas é surpreendente.

   Sou suspeita em falar porque penso que sempre tive uma queda por leituras ditas "autoajuda". Gostava de ler na adolescência os artigos de Paulo Gaudêncio, Flávio Gikovate, Marina Colasanti, Marta Suplicy e outros. Desses escritos aproveitava o que considerava fundamental para uso e eles contribuíram na minha formação.

   Voltando ao autor Roberto Shinyashiki, seu primeiro (não sei se foi!) livro "Carícia Essencial" eu li quando jovem e adorei! A importância do toque no afeto, suas dificuldades, etc. E agora, li um capítulo de seu novo livro (dos muitos que ele já publicou) "Os donos do Futuro" e é muito bom!

   O livro "Amar pode dar certo" é lindo. A abordagem sobre o amor, entre um casal, belíssima e significativa. Conseguimos nos ver refletidos ali. E a busca do amor amadurecido que é a questão que nos faz ter esperanças no amanhã. Não é fácil alcançar essa posição, ela não é estável, imutável, é construção diária.

   A forma como o autor fala do amor considero que só possa ser alcançada após muitos anos de convivência e busca do amor compartilhado pelo casal. Somente quando as fases de competição, luta pelo poder, os jogos psicológicos que existem... Somente quando eles já estiverem se dissipado é possível alcançar a proposta do autor. Quando a humildade do outro, o respeito pelas diferenças, a aceitação do outro tal qual é e a alegria de ver o crescimento individual de cada um e a plenitude do estar só, sabendo que o outro está ali quando se precisar - isso gera segurança na vida a dois.  

   As frases que mais gostei foram: "amar pode dar certo"; "amar é o único caminho"; "A maior herança que os pais podem dar a seus filhos é o modelo de seres humanos felizes e de um lar pleno de amor, em que eles possam aprender a desvendar os mistérios da vida. Nossos filhos fazem parte de nosso   tesouro, representando as pedras mais preciosas que temos. Ajudá-los a se transformarem em jóias raras significa ensinar-lhes a melhor escala de valores, o respeito ao próximo e a consciência ética"; "Tenho a convicção de que você nasceu para amar e ser amado, e de que a sua felicidade consiste em realizar essa missão".

   Comecei a ler o "Sem medo de (ser) vencer". Estou meio devagar na leitura, mas estou achando interessante.

   Deixei de lado e li o outro livro dele (o qual só tinha lido um capítulo) "Os donos do futuro". Lindo! Como o autor consegue ser tão natural, parece que está conversando com a gente. Eu gostaria de ter escrito aquilo. Como sempre gostei do autor, sou suspeita, mas agora que terminei "Os donos do futuro", estou pensando em fazer nova leitura para outras reflexões, questões, etc. Amei o texto (acho que poema??) que tinha lá da Cecília Meireles que fala da beleza da simplicidade da vida e a felicidade. Até me inspirou a fazer um, veja o que saiu...

"O simples que me faz feliz

Acordar preguiçosamente
espreguiçar generosamente
energia para o dia.

Abrir a janela
sentir o ar que perpassa
meu corpo  minha alma!

Apreciar o jardim
por mim teriam apenas floríferas
aquelas cores me inundam.

Algazarra dos filhos
entre si
vida de irmãos.

Às 18 em ponto. Ave Maria!
Soam na Igreja do Horto.
Igreja da minha tia...

Aquela bela macarronada
estilo italiano
sugo e manjericão.

Amenizar o cansaço
naquele travesseiro
na delícia da minha cama.

Aumentar o prazer de viver
lua cheia  noite de estrelas
céu muito azul  chuva necessária.

Almejar algo em que acredito
mesmo que outros
nada deem.

Amar  rir  sorrir  cantar
gritar  por língua pra fora
ler  escrever  dançar.

II Parte

A mina d'água jorrando
os peixes na bela Bonito
natureza natural.

A simplicidade
o jeito caboclo de Pena Branca e Xavantinho
o amor Brasil de Boldrin.

A bela canção de Almir Sater
andar devagar
gostar do que se vê.

Auscultar o Gonzaguinha
no fundo da alma
entranhado nas canções.

Aquele pé de valsa
que te agarra pra valer
orgasmo na dança.

A beleza do sorriso
criança  moço  velho
esperança na criação.

Aurora  esperança
Brasil mais irmão
gente do Brasil."


   Também gostei muito das histórias que ele relata ao descrever determinados assuntos, podem ser bem úteis. Bom, terminado o livro, vamos aos próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário