segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

EPITÁFIO

     Adoro a música dos Titãs: EPITÁFIO. Faz a gente refletir bastante sobre o que estamos fazendo da nossa vida. E pensando, quem sabe, agimos, não é mesmo? Mas também podemos ver sob outro ângulo... São considerações de uma pessoa que envelheceu, e, nessa época é comum repensarmos o que fizemos, o que podemos melhorar, ou o que remediado está... Sinais do tempo!

   Vou transcrevê-la aqui para você refletir junto comigo, quem sabe nos encontramos para bom papo e filosofamos a respeito.

"EPITÁFIO - Titãs

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado.. . As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria... E a dor que traz no coração

Refrão: 
O acaso vai me proteger 
Enquanto eu andar distraido
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se por

Devia ter me importado menos com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado... A vida como ela é
A cada um cabe alegrias... E a tristeza que vier

(refrão)

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se por"

   Normalmente só lembramos de repensar, de meditar tais coisas quando estamos no entardecer, ou no anoitecer, porquê será? Talvez porque nestas fases estamos fazendo um check list do que valeu a pena ou não, e nos dando novas oportunidades de ver diferente; de agir mais leve; de ser humilde com o "possível" e até mesmo, seletivo e elegendo algo que valha a pena. 

   Essa música me ajuda a ser mais leve e a continuar cumprindo três lemas que trago e procuro colocar em prática: 
não perder tempo falando dos outros;

não ficar reclamando de dinheiro e

agir agora (não perder oportunidades).

   Assim vou seguindo o caminho até a hora chegar... Como ouvi de um cacique entrevistado na Rede Cultura, no Programa Awe: 

"Agora o meu trabalho é doce. Somente esperar a hora chegar." 

   A frase sábia foi dita após ele ter repassado a liderança para outro cacique mais jovem, o que é hábito na tribo. Bom, incorporei a frase do cacique aos  lemas já existentes e estou vivendo a vida mais doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário