sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PROJETO DE VIDA II

   Aqui estou eu avaliando os projetos feitos para o ano que passou, e analisando os que se tornaram realidade e os que não saíram do papel. 

   É... Fim de ano serve também para tais reflexões e análises. Temos muitos desejos, mas o que é possível ser feito??? Não é prudente traçar muitas metas e depois nos decepcionarmos.  O ideal são, no máximo, três (3) objetivos (metas) por área, assim estaremos energizados e atentos para a busca de sua realização. E o mais importante é o equilíbrio entre as diversas áreas existentes (todas as áreas devem estar presentes) e não o enfoque exagerado em apenas uma delas.

   Como está no artigo do "Projeto de Vida", publicado anteriormente, as metas que queremos alcançar devem ser escritas. E, às vezes, lidas, revisadas (sempre que necessário). 

   As áreas são muitas: área familiar; área de saude; área profissional, área educacional; área cultural; área de lazer; área financeira; área pessoal; área religiosa, filosófica, altruísta...etc. Cada um pode até eleger outras que são importantes do seu ponto de vista e não estão aqui elencadas. Mas uma coisa é fundamental: não mais que três objetivos por área. 

   Após definida a área, em uma simples tabela, coloque quais os objetivos; e para cada objetivo, quais ações (passos) são necessárias para alcançá-los; defina os prazos (factíveis) e os pontos facilitadores e dificultadores para o alcance do resultado (faça uma auto-análise: o que, pelo meu perfil, vou atingir com mais rapidez ou com dificuldade???) e esteja atento.

   Até parece que preciso ensinar o padre (pai) nosso ao vigário, não é! Com certeza é você que pode me ensinar outra metodologia mais prática para os projetos de vida... Vai, me conta... Estou sempre pronta para assimilar novas práticas... Desde que ... Coerentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário