segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

POESIA

   Na sexta à noite assisti no Telecine a um filme lindo, muito significativo. O filme se chama POESIA, é de 2010, escrito e dirigido por Lee Chong Dong, um filme coreano. Peguei o filme já iniciado, conta a história de uma velha senhora que vive com o neto (que parece problemático). Ela descobre que está com Alzheimer e recebe o diagnóstico da médica, que a informa que aos poucos ela vai esquecer o seu presente e começar a lembrar  do seu passado. A senhora fala que, às vezes, esquece algumas palavras, que elas lhe fogem. Esta lhe diz que ela vai esquecer primeiro os substantivos (o que é mais importante) e em seguida os verbos.
   
   É lindo e triste o decorrer do filme. Ela faz parte de um grupo de amantes da poesia. Durante todo o tempo ela se esforça para conseguir escrever um poema, mas as palavras lhe fogem. E a gente vê estampada em sua fisionomia o estilo oriental: humildade com a sua realidade, resignação com seu destino e coragem para continuar seguindo dentro de suas possibilidades.

   Depois de um esforço, ela consegue respeitar o ensinamento do professor sobre a arte de fazer um poema: "deixar fluir espontaneamente". Ela, finalmente escreve o poema, que é lido em sala de aula, sem sua presença, pois não compareceu naquele dia. A última cena do filme mostra uma menina em cima de uma ponte, com um grande rio abaixo (local que ela tinha ido tempos atrás) e finalmente a tela escurece e o filme termina. Ela fizera sua última escolha. O diretor soube poetizar lindamente a vida e a morte. Como é complicada a questão da identidade (a perda dela) e a possibilidade(?) de fazer escolhas quando se está com esta doença. Acho que num momento de lucidez ela escolheu a liberdade. 

   No sábado assisti ao filme que eu mais vi na minha vida... Adivinha qual é... AVATAR. Eu simplesmente amo este filme, vi mais de 20 vezes e até em 3ª dimensão, o que é realmente muito bom. Não sei o que vejo neste filme, mas ele me atrai. Será a exuberância dos personagens principais ou a sua paixão, coragem, luta pelo que vale a pena, ou??? Eu realmente acho lindo o amor dos dois, aquele sentimento de se colocar incondicionalmente no lugar do outro e procurar entender como o outro vê, sente e o diretor soube captar tão lindamente e num filme de animação. Todos riem de mim, mas não me canso dele.


03/03/2012
   Precisei fazer este adendo, pois finalmente nesta madrugada revi novamente o filme desde o início e penso que algumas questões que não ficaram claras pra mim, agora estão. Vamos Lá!

  O filme inicia com uma moça morta no rio. No decorrer do filme, descobre-se que ela sofreu abusos sexuais de seis garotos (um deles, o neto problemático da personagem principal) da escola em que estudava. A avó tenta levar o rapaz a pensar nas consequências de seu ato, bem ao estilo oriental. Percebe que não atinge essa finalidade e (não está claro no filme), denuncia o próprio neto, como forma dele pagar por sua inconsequência e auxiliar no seu crescimento como pessoa.

   A poesia que a velha senhora compôs, traz no seu bojo, seus últimos questionamentos e a sua despedida.

   Pronto! Agora está concatenado o texto acima e melhor compreendido. A partir desta releitura pode-se também sentir a fragilidade do ser humano frente a um outro que não contempla os mesmos valores e este se vê horrorizado frente à realidade.

   É realmente belíssimo o filme POESIA. Reafirmo.

Um comentário:

  1. Amiga Márcia:

    Um novo amigo meu disse uma frase que ficou na minha memória. Trata-se do Jornalista de Televisão Gilberto Ribeiro. A frase é mais ou menos assim: "se cada pessoa escrevesse pelo menos um pouquinho de suas memórias, teríamos milhões escritores". Não sei se bem assim, mas se cada escrevesse um pouco de si, talvez, poderia entender melhor o outro, pois o primeiro passo é entender a si mesmo. Estou aqui conhecendo-te um pouco mais e me deliciando com a sua visão de mundo, além do seu olhar poético. Parabéns! É exercitando à escrita que aprendemos cada vez mais utilizar as palavras e podemos seguir em frente sem medo de externar a nossa opinião ao Outro. Continue o seu caminho no descanso que a vida lhe proporciona quer seja em verso ou em prosa... Um beijo poético do amigos

    Thackyn

    ResponderExcluir