segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O QUE É DO HOMEM O BICHO NÃO COME

  "O que é do homem o bicho não come." Tal provérbio ficou mais claro para mim há alguns anos atrás. Foi num período de expectativas profissionais quando uma amiga soprou-o pra mim, vendo a ansiedade que tomava conta de mim.
   
   O que ela queria me dizer com aquilo?  O que estava por trás daquele significado que poderia mudar minhas possibilidades de sucesso? Tentei tirar o melhor proveito da situação e corri atrás do desafio, pois o provérbio que diz que "Quem espera sempre alcança" nunca me convenceu.

   Administrei a ansiedade, tracei planos verossímeis, mas tinha de contar também com a intuição e estratégias factíveis - pois inteligência está integrada a toda essa capacidade de conhecimento - é uma verdadeira rede (não podemos desperdiçar nada que possa contribuir para o resultado)! E assim foi...Consegui.

   Você se lembra(do tempo de criança) quando contavam para a gente uma fábula e no final vinham com uma "Moral da história", pois é, é o que estou tentando mostrar aqui. 

   Nada vem de graça (a não ser que seja apadrinhado ou nascido em berço de ouro; ou, como diz Zeca Baleiro em uma de suas músicas "nada vem de graça, nem o pão, nem a cachaça..."). Você tem a obrigação de ser coerente consigo mesmo e traçar o seu caminho com determinação, desejo, raça e o mais importante de tudo                     
    A C R E D I T A R !     É isso mesmo, se não acreditamos em nós a que poderemos brindar... Volto a repetir o Zeca Baleiro "Quero ser o caçador, tô cansado de ser caça..."

  Ser o caçador: construir seu caminho, o que vai exigir todo o CHA completo - C de competência, de conhecimento técnico, de capacidade administrativa; H de habilidades, reforçá-las e com o uso vão ampliando e se solidificando, fortalecendo a confiança em si mesmo e; finalmente A de atitude, forma como age naquele momento, como é necessário atuar, pois isso implica tomar as rédeas de sua vida e saber que está sendo observado todo o tempo. Ou ... Prefere ser caça???

   Isso pra mim passou... Mas pode ajudar a quem está construindo os degraus do sucesso... Nada vem de graça!!! Vá à luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário