sexta-feira, 16 de março de 2012

CENAS DA VIDA

   Aqui em BEAGÁ continua com a chuva no cair da tarde e ventos que chegaram a 100 km/h. Acho que só tem coragem de sair quem realmente tem a necessidade, pois o temporal não tá brincadeira e segundo a meteorologia - amanhã tem mais... Fim de verão!!!


   Na terça, à noite, eu estava tão descansada, tão "relax" que comecei a assistir um curta no Canal Brasil sobre dois idosos (???) e continuei até o fim. Foi a Mostra Paulo José 75 anos. Eu e meus irmãos adorávamos assistir ao Programa Shazam, Xerife & Cia quando crianças, protagonizado por ele e Flávio Migliaccio. Eles faziam muitas palhaçadas e a gente ria de rolar. 


   Bom, a Mostra foi muito legal, dois curtas e um longa metragem. O primeiro curta "O TEU SORRISO, de 2009, com o Paulo José e Juliana Carneiro da Cunha na representação de um casal idoso (???- questiono se eram idosos, porque achei a atriz muito mais nova que ele, mas...). Eles estavam fazendo um mês de namoro (que bom que hoje podemos namorar em qualquer idade, né!!!) e comemorando tal data com tudo que tinham direito, tal qual adolescentes: com muito amor, carinho, trocas, confidências, espontaneidade, muito riso... Se davam o direito de ter alegrias, de parecerem leves e apaixonados. Achei o curta muito gostoso!


   O segundo tratou do tema " A MORTE", de 2002, muito interessante para reflexões a respeito do que a gente está fazendo da nossa vida agora. Eis: Um casal de idosos (esse casal estava mais coerente), Paulo José e a Laura Cardoso, os dois estavam divinos. Eles estão se preparando para a morte e saem às compras de tudo que é necessário para um enterro "digno" (???).


   Primeiro compram um jazigo e saem pelos cemitérios a escolha de uma lápide de acordo com desejo de ambos e compram. Passam às flores que ornamentarão o caixão; a velha escolheu flores com matizes de azul, muito bonitas. Compram. Depois é a vez da escolha do caixão e dentre tantas opções, ela fala que tem que ser um que combine com o jeito deles, nem muito escuro, nem muito claro...Compram um intermediário. 


   Como não pode faltar música, já pagam ao músico a canção que deverá entoar o momento do velório. E o mais engraçado: ensaiam, deitados no caixão e com os amigos em volta dizendo (como se fosse a verdade) que não há nada mais certo nesta vida do que a morte, etc, etc. Ela senta no caixão e pede para os amigos falarem melhor sobre deles, que está muito fraco,... Separam todos os móveis e restantes dos bens, já deixando em testamento o que é de direito de cada filho. Depois disso, a casa fica vazia, tudo já embalado  e  só resta agora os dois sentados em duas cadeiras (únicas peças não embaladas) esperando a morte chegar. Ela pergunta para ele se demora muito??? O curta faz a gente dá tiradas de risos, muito interessante o enredo, não é???


   O terceiro filme, que foi um longa de 2008, chamado "A JUVENTUDE". Três amigos entre os setenta anos de idade, recordam seus tempos de amizade de 55 anos na casa do amigo ricaço. Cada um com suas contradições. Um é diretor teatral, namora uma moça de 20 anos, apesar de ainda ser apaixonado por uma das ex-esposas (foi casado quatro vezes - cena típica de diretor mesmo). O Paulo José é o milionário do grupo, casado, mas tendo um caso com uma paixão antiga que ele não consegue esquecer e nem resolver. O terceiro amigo é um cardiologista fracassado, que dá expedientes em hospital público e precisa de dinheiro do amigo rico para salvar a filha (que foi malcriada) dependente de heroina. Perdido, buscando os olhares adolescentes de uma jovem. Um deles passa mal, tem um enfarto...  Melhora. A fita termina com os três olhando a noite e o céu estrelado, dizendo: o que é isso!!! Deslumbrados...Ou não???


   Em apenas uma noite pude caminhar entre etapas na reflexão sobre a vida e a morte. A escolha dos filmes para a mostra foram ótimas. E fazem a gente pensar muuuuito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário