segunda-feira, 12 de março de 2012

INDAGAÇÃO???

   Nossa... Fui ver o excelente filme "A Separação", iraniano, de 2011. Não é um filme que reflita sobre esse momento da vida a dois, é mais que isso! Trabalha a questão da ética, da religião, dos valores... O tempo todo nos deixa indagando o que o autor quer dizer, não dá as respostas... Joga pra fora, aos diversos olhares.


 Tudo inicia quando a esposa decide que quer ir embora do país e o esposo se nega a acompanhá-la, pois é o responsável pelo pai, que tem Alzheimer. Têm uma filha de 11 anos, meiga, atenta e angustiada com a situação ao redor.


  A esposa sai estrategicamente de casa para que o marido perceba que não conseguirá se virar sozinho. Ele arranja uma ajudante, que está grávida. Naquele país, as mulheres só podem trabalhar com autorização do marido e não podem estar onde tem um homem (ela aceita, mas não tem o aval do marido).


  A ajudante (que sempre leva a filha pequena) fica meio perdida com os afazeres e os cuidados do senhor doente, já que terá de fazer-lhe a higiene (algo também questionável pela religião). Em outro dia, baratinada, ela não vê que o velho foge para a rua; ao descobrir,tenta resgatá-lo e acaba sendo atropelada (isso não aparece nesse momento... Só depois é que ela irá contar e será rememorado).


  Num outro dia, o marido (Nader) e a filha chegam mais cedo e não encontram a ajudante. O pai está caído aos pés da cama, amarrado. Ela chega um pouco depois(com a filha) e a partir daí, ele se descontrola com a atitude relapsa, dá falta de dinheiro, culpa-a por tudo, a põe para fora de sua casa com certa rudeza (isso tudo ao olhar atento das filhas de ambos).


  As coisas se desenrolam de tal forma que ele se vê envolvido numa situação de julgamento devido ao fato dela ter perdido o bebê. A ajudante tem um marido complicado, com problemas mentais, do tipo agressivo, exigindo que Nader pague por tudo o que a esposa passou.


  A trama continua... E ao final, o autor deixa a última cena sem resposta... A filha pode escolher a mãe ou o pai para ficar, mas não o faz na presença deles... O Juiz pede que eles se retirem da sala...   Mais uma cena indagadora!!! Quem você acha que ela escolheu???


  O filme é belíssimo, a gente fica a observar o desenrolar da vida das mulheres naquela sociedade, tudo é tão complicado para elas (do nosso ponto de vista!)...É uma outra realidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário