domingo, 4 de março de 2012

MACHADO DE ASSIS... VISIONÁRIO

   Assisti ao Documentário Machado de Assis - crônicas e política, na TV Senado, hoje. É inacreditável a capacidade que o escritor tinha de colocar no papel a sua sutileza crítica da realidade de sua época. Nos comentários dos críticos, ele está situado entre os gênios e um dos primeiros (juntamente com José de Alencar) a utilizar-se da crônica como arsenal de crítica à política. 


   Teve uma crítica que ele fez sobre a república e a monarquia, dizendo que "No Brasil não temos nem república, nem monarquia, temos é uma completa oligarquia sempre"... é mais ou menos isso. Infelizmente, estamos em pleno século XXI e a crítica dele é válida até hoje. Ele realmente era um gênio e visionário.


   Eu sempre amei o Machado de Assis e nos tempos de juventude conheci muitos de seus contos e romances, todos até hoje inesquecíveis. Quem não se lembra dos contos: "Uns Braços; A Missa do Galo; D. Benedita ...". Eu os tenho vivamente na memória. E a história de Bento e Capitu...em Dom Casmurro... Que até hoje nos deixa encafifados. É engraçado que, com a releitura,  ainda se torna mais saborosa a experiência. Penso que deve ser a maturação existencial e intelectual que nos dá essa capacidade. É sempre bom voltar a seus romances.


   Os críticos fizeram também uma descrição dele e o colocaram como um dos maiores solitários de seu tempo. Volte a experimentar Machado de Assis, se quiser te empresto... Mas nem é preciso... Está disponível na rede a coleção completa. Veja em www.machado.mec.gov.br.
 Leia... Leia muito... Delicie-se com esta forma de viajar no tempo! E olha que ele continua bem atual.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário