terça-feira, 13 de março de 2012

SONHO, POLÍTICA... CANTORIA

   Agora à noite a pancada de chuva forte que cai por aqui, além da greve do transporte coletivo me impediram a um compromisso. Segundo alguns, o centro está intransitável, os veículos estão completamente parados, sem possibilidades... Fiquei a esperar alguns minutos, mas como nada melhorou, sentei à escrivaninha e liguei o "computer". 


   Tinha lido minhas revistas preferidas: Conhecimento Prático de Língua Portuguesa e a Conhecimento Prático Literatura. Ambas considero de alto nível e tenho até melhorado, tanto o meu português, quanto os meus conhecimentos em literatura.


   Até adicionei ao meu Blog a sugestão dada em uma das leituras: o site www.releituras.com. Tudo começou quando ao ler sobre o Lima Barreto, fiquei curiosa pelo texto "O homem que sabia javanês". É muito bom! Do Lima Barreto já li "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", excelente. Foi interessante conhecer a biografia dele. Ele tinha um hábito de juntar recortes de jornais, notícias que poderia utilizar em alguma produção. Não tinha o curso universitário, mas tinha talento com a escrita. Dê uma olhada no site, você vai gostar... Ainda tem outros grandes nomes da literatura brasileira, como Cecília Meireles, Adélia Prado, Clarice Lispector..., por enquanto citei as mulheres, mas estão todos lá: escritores e escritoras.
  
 Aproveitei e anotei um pequeno trecho do poema:


" ... Liberdade - essa palavra,
que o sonho humano alimenta:
que não há ninguém que explique,
e ninguém que não entenda!..."

Do Livro Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles

   Liberdade... Nós mulheres então vivemos à caça dela. Por mais que o tempo passe, ainda há muito a caminhar. Desde os anos 70 eu vivo atrás dela a partir do meu modus vivendi. Incomodo às vezes em muitas situações, eu o sinto, mas não desisto de lutar por meus direitos de mulher, de igual, de pessoa única, independente, que merece o respeito como qualquer pessoa.

   E sigo na luta íntima e questionadora (devido à cultura recebida do mundo machista) e na luta pelo direito de todas. Por exemplo: É um absurdo que nós mulheres não participemos da vida política, nas estruturas municipal, estadual, federal, e em todos os âmbitos (inclusive o privado), na mesma igualdade que os homens, com 50% de participação em todas as esferas. As mulheres precisam estar mais aptas a esse desafio e exigir. Afinal somos pessoas como qualquer homem e queremos igualdade de condições!!!

   A chuva deixou de ser pancada e continua a cair forte há mais de três horas!!! 

"... São as águas de março fechando o verão,
 é a promessa de vida no teu (meu) coração. 
É pau. É pedra, é o fim do caminho.
É um resto de toco, é um pouco sozinho.
 É um passo, é uma ponte, é um sapo, uma rã.
 É um Belo Horizonte, é uma febre terçã.
 São as águas de março fechando o verão.
 É a promessa de vida no teu (meu) coração..."

   Lembrei-me da Elis Regina cantando sua canção Águas de Março (do Tom Jobim) sobre o mês de março e as chuvas, para a entrada do outono! Acabou que fiquei romântica no final! Uma canção é sempre bem-vinda para acalmar qualquer coração aflito, né!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário